Início » A simbologia do número três nos games

Escrito em por & arquivado em Angelo, Artigos.

Você nem imagina, mas o número três possui uma profunda simbologia ligada à religião que se reflete em nosso modo de vida e até mesmo no sistema de governo que utilizamos. Só para exemplificar: São necessárias no mínimo três pessoas para que a democracia seja viável, o Estado é regido pelos três poderes (Legislativo, executivo e o judiciário), no cristianismo temos a santíssima trindade (O pai, o filho e o espírito santo), o triângulo é a primeira forma geométrica, na mitologia grega temos as Moiras que tecem o destino de humanos e deuses, os três porquinhos e por aí vai! 

Tive um professor na faculdade que, em praticamente todas as aulas, citava alguma coisa sobre o número três. Tentei relacionar o tema com os games e descobri que eles também possuem algum tipo de trindade, saca só:

As deusas que formaram o mundo

Post do número 3

Imagem: Nintendo Blast

 

The Legend of Zelda é praticamente o game mais recheado de símbolos e histórias ligadas ao número em questão. Na trama, três deusas desceram dos céus e criaram o mundo. Deixando para trás a triforce, o símbolo do poder das deusas que representa as três virtudes (Poder, sabedoria e coragem). Todo o plot principal do game gira em torno desse acontecimento e dos personagens Zelda, Link e Ganondorf. Em Majoras Mask, nosso herói tem somente três dias para salvar o mundo ou a Lua cairá sobre a terra.

Encontrei um post que cita vários exemplos em outros jogos da Big N, vale a pena dar uma conferida lá no site do Nintendo Blast. O negócio é super mind blowing!

 

 

A corporação guarda chuva

post do número 3

Imagem: umbrellacorporation.jp

 

As traições e manipulações em Resident Evil começaram bem antes do primeiro título da série, os criadores da corporação mais famosa do universo gamer se estranhavam já na pré história de um dos enredos mais complexos que conhecemos. Edward Ashford, James Marcus e Ozwell E. Spencer, esse é o trio responsável por criar a maior e mais poderosa associação comercial do mundo. Infelizmente não chegamos a conhecer Edward, pois foi assassinado por Spencer. James desenvolve o T-vírus e também é morto, só que dessa vez por Wesker. Spencer, apesar de viver mais que seus “amigos”, não escapou das garras do vilão que possuia “o direito de ser um deus”. Os três estimavam o poder, e todos tiveram finais trágicos!

 

Trindade da realidade

post do número 3

Imagens: beyonettawikia.com, New Game Plus

 

Bayonetta possui uma linha do tempo complicada de entender, mas depois de jogar os dois games da série e ler os files, descobrimos como ela se encaixa perfeitamente. No game, após uma guerra entre a luz e a escuridão que devastou o universo, surge a dimensão como conhecemos hoje, chamada de Trindade da Realidade, dividas em: Luz, escuridão e caos. Cada divisão possui seu respectivo governante, A luz – também conhecida como Paradiso – é governado por Jubileus, Sheba é a responsável pela escuridão (Inferno) e Aesir é o governante do Caos, que no caso seria o mundo dos humanos.

Nem preciso dizer que essa trindade vive em conflito né? A história envolvendo a bruxa mais sexy dos games é simplesmente fantástica, recomendo esse post do site New Game Plus para vocês ficarem por dentro dessa história de tirar o fôlego.

 

O rei dos lutadores

post do número 3

Imagem: alvanista.com

 

Em uma disputa insana pelo título de melhor do mundo, oito países entram para o maior torneio de luta de todos os tempos. Cada um é representado por um trio, mas somente um lutador levará o título depois de derrotar o chefão Rugal. O primeiro game da série foi lançado em 1994, onde não era possível mudar a combinação de personagens que era pré estabelecida. Com o passar dos anos, foi adicionado um quarto lutador para dar suporte e depois esse quarto personagem se tornou jogável. Apesar disso, a história se originou utilizando nosso número misterioso.

 

Três é de mais!

post do número 3

Imagem: gamespot.com

 

Uma empresa que não utiliza nada dessa simbologia é a intrigante Valve, a produtora nunca lançou uma trilogia, tendo todos os seus games com apenas uma sequência. Em vez disso, apostou em pacotes de expansão e na criação de fases que expandem o universo e a vida útil de seus jogos.

Nos exemplos que citei, percebemos que quando o número é envolvido na história, em muitos casos, acontece alguma disputa por poder. No inicio desse post também falei sobre a religiosidade e como o três está relacionado sempre com algo divino, e caso você lembre de algum outro exemplo similar conte pra gente aqui nos comentários!

 

Vou ali dar 3 descargas, dizer 3 palavrões e ver se a loira do banheiro aparece! 3 beijos!

post do número 3
The following two tabs change content below.

Angelo Prata

Futuro jornalista apaixonado pela arte do século XXI chamada de videogame. Tentando melhorar a internet um post de cada vez, este sagitariano que vos fala tem dificuldades em escolher um jogo favorito. As séries Super Mario, Resident Evil, Donkey Kong e Mass Effect estão no top da minha lista imaginária e sim, sou fã da Nintendo!

Ultimos posts por Angelo Prata (ver todos)

  • Takai Maryam

    Isso é bem interessante. Nunca fui de procurar muita simbologia pra ser sincero, mas vou prestar mais atenção a partir de agora hahahaha