Início » Especial Resident Evil: os momentos mais memoráveis da série

Escrito em por & arquivado em Angelo, Danilo, TOP.

Resident Evil é uma série bem única nos videogames. Fazendo aniversário este mês, não é toda franquia que pode dizer que sobreviveu ao teste do tempo e mantém fãs por duas décadas esperando o próximo capítulo da saga.

20 anos atrás, foi pedido a Shinji Mikami para fazer um jogo de horror inspirado no em Sweet Home do Nintendinho, com a intenção de ser um remake do mesmo, mas com fortes referêncas trazidas de Alone in the Dark (PC). Mikami acabou criando um produto próprio e diferente do objetivo inicial, definindo o tipo de jogo que ele queria como um “Survival Horror”.

A partir dai a série foi deixando um legado gigantesco de filmes, jogos, quadrinhos, action figures, livros, entre vários outros produtos. Mas vamos nos focar naquilo que fez RE tão grandioso com os momentos mais memoráveis em toda a saga.

*****CONTÉM SPOILERS DA SAGA PRINCIPAL*****

O primeiro Zumbi – Resident Evil

Resident evil

 

Resident Evil foi um marco para a história dos videogames por representar um exemplo de versatilidade. Nenhum outro jogo tentou executar o horror como a série da Capcom fez, sendo normalmente lançados títulos de terror como Doom, Blood e até o próprio Alone in the Dark. Claro, Resident Evil também não parece se esforçar muito se levarmos em conta apenas a introdução dele, que por mais interessante que tenha sido na época, ainda era algo bem bobo de assistir.

 

joseph

 

Até o primeiro zumbi aparecer.

A cena do primeiro zumbi virando o rosto para observar Jill conforme ela se aproxima é algo que não dá para se esquecer. De uma introdução boba para um jogo extremamente tenso, claustrofóbico e opressivo, que constantemente surpreende o jogador e faz ele repensar em novas formas de lidar com cada situação em que é colocado. Esse é o ponto no qual qualquer um percebe que Resident Evil não é um jogo qualquer.

 

Cachorros no corredor – Resident Evil

cachorros no corredor  

 

Essa cena é considerada extremamente clássica para RE e acontece bem no começo do primeiro jogo.

Não é uma cena que envelheceu exatamente bem, mas é o primeiro susto do game que te colocava numa situação perigosa logo em seguida. Pode parecer estranha hoje, mas não era incomum ouvir de pessoas que morreram no corredor dos cachorros por terem entrado em pânico ao enfrentá-los (e por provavelmente ainda não estarem acostumados com a jogabilidade do game).

 

 

Nemesis – Resident Evil 3

Nemesis  

 

Sei que você pode estar pensando que colocar o antagonista principal do jogo não é um momento especifico da série, mas é. Nemesis é o inimigo que merece um espaço nessa lista por fazer praticamente toda a campanha de Resident Evil 3 ser um jogo único.

Enquanto REl 3 tem vários momentos que merecem também ser mencionados, Nemesis rouba o holofote para ele na maioria das vezes. Nunca a série teve um boss tão agressivo e opressivo, te perseguindo por todos os cenários, praticamente invulnerável, matando Jill em pouquíssimos golpes e com cada aparição mais única que a outra.helicoptero

É difícil não pensar nele sem pensar no inicio do game no qual Nemesis mata Brad Vickers, ou quando ele destrói o trem  onde Jill e outros sobreviventes tentaram usar para fugir, ou quando começa a matar zumbis no caminho para poder alcançar Jill, ou na cena que ele aparece com um lança misseis para destruir um helicóptero, e até aquele momento, única chance de fuga da protagonista.

Nemesis é um inimigo que torna o terceiro capítulo da franquia um dos mais tensos, e ele se supera a cada aparição.

 

  STARS!

 

Aparição de Lisa Trevor – Resident Evil Remake

lisa trevor

 

Resident Evil Remake por si só já um jogo muito assustador. Ele brinca com os jogadores antigos e suas expectativas, fazendo algo que parece familiar, mas constantemente te deixa perdido por introduzir muitos elementos inéditos.

E um deles é Lisa Trevor. Sabe qual a diferença entre ela e Nemesis? Nemesis é um inimigo que aparece na capa do jogo, faz parte do marketing e é mencionado em vários momentos. Lisa Trevor nunca foi mencionada antes do lançamento. Lisa é uma surpresa que não existia no game original e não tinha motivos para aparecer no Remake. Mas ela está lá, e quando aparece, é glorioso e assustador. Lisa Trevor é filha do arquiteto da mansão onde se passa o primeiro jogo, devido à vários experimentos ela se transformou num monstro bizarro semi consciente aparecendo em apenas duas ou três momentos. Mas esses momentos, por mais breves que sejam, são assustadores e muito tensos. São trechos como esses que percebemos o quanto vale a pena jogar o Remake.

 

 

Regenerators – Resident Evil 4

Resident-evil-regenerator  

 

Resident Evil 4 é complexo, com muitos momentos diferentes. Temos situações de tensão, como na vila do inicio, partes de exploração como no Castelo de Salazar e ação intensa nas partes finais. RE 4 coloca o jogador em várias situações diferentes e em cada uma consegue te passar a emoção certa.

 

  regenerator gif

 

Terror é o que os Regenerators representam nesse quinto título da série principal. Eles são o momento mais assustador, mais memorável e mais tenso do jogo todo. No meio de um ambiente cheio de ação e com ritmo intenso, você não espera uma criatura que não pode derrotar, conseguindo te matar com poucos ataques e que muda totalmente o ritmo do game. E mesmo quando conseguimos a mira infravermelha para começar a derrotá-los, eles ainda continuam sendo difíceis de eliminar.

 

 

Leia também: Por que os filmes de RE são tão diferentes dos jogos?  

 

A “morte” de Ada – Resident Evil 2

Ada-Leon  

 

RE 2 é um dos jogos mais vendidos da franquia, considerado um grande avanço em enredo e gráficos se comparado ao primeiro. O fato do game ter dois protagonistas e contar dois lados de uma mesma história, fez com que o enredo fosse ainda mais envolvente. No meio dessa teia de mistérios está a espiã Ada Wong, que em um ato de heroísmo salva Leon da morte. Esse momento marcou a memória dos jogadores e o início do relacionamento complicado entre os personagens. Ada pode até ser considerada uma anti-heroína, mas seu papel em Resident Evil 2 sempre será lembrado pelo beijo pixelado mais esperado pelos fãs de RE.

 

 

  Steve VS Claire – Resident Evil: Code Veronica

steve morto  

 

Lançado originalmente no cultuado DreamCast, Code Veronica é o RE mais bem elaborado na questão de puzzles e história. Sendo um título obrigatório para aqueles que gostariam de conhecer mais sobre o passado sombrio da corporação Umbrella.

No game, Claire está em busca de seu irmão e invade uma sede da Umbrella em Paris. Após ser capturada, ela é levada para uma ilha no atlântico onde mais um acidente biológico acontece. Lá ela conhece Steve Burnside, um personagem extremamente chato no início, mas que você pode até simpatizar pelo laço criado entre ele e Claire.

Steve protagoniza um dos momentos mais épicos da série, no qual logo após ser infectado por Alexia e estar prestes a matar sua amada, recupera consciência e a salva momentos antes de seu trágico desfecho.

 

 

Chris VS Wesker – Resident Evil: Code Veronica

chris e wesker code veronica  

 

É bem difícil escolher somente um momento em CV, o game é extremamente caprichado desde sua introdução, mas a épica batalha em que Chris enfrenta seu arqui-inimigo, Albert, é digna de aplausos. Essa e outras cutscenes foram inseridas na versão completa do jogo chamada de Code Veronica X. No Dreamcast, a edição ficou conhecida como Complete Edition lançada somente no japão.

 

 

O reencontro entre Jill e Chris – Resident Evil 5

Jill__Wesker

 

A suposta morte de Jill em RE 5 causou o verdadeiro pânico entre os fãs. Ao descobrirmos que a garota do tubo era, na verdade, nossa antiga parceira foi o verdadeiro pandemônio. Tantas teorias, tantas discussões em fóruns e ninguém imaginou que a garota mascarada era ninguém menos que Jill Valentine (até o lançamento do jogo).

Vale a pena ver de novo esse reencontro:

 

 

O sacríficio de Piers – Resident Evil 6

piers  

 

Nem todos concordam que RE 6 é um bom game, mas todos concordam quanto ao carisma e integridade de Piers Nivans, parceiro de Chirs no último título numerado da franquia. O personagem age como a consciência do protagonista que procura uma razão para continuar lutando.

 

 

Alguns até cogitaram que o novato seria um bom substituto para o irmão de Claire, mas antes que pudéssemos conhecer o personagem em profundidade, eis o ato final de coragem, protagonizado por Piers, para salvar aquele que mais admirava.

 

Leon VS Chris – Resident Evil 6

leon vs chris

 

Apesar de se conhecerem, Leon e Chris nunca foram mostrados juntos ou se quer protagonizaram o mesmo título, até RE 6. O caos tomou conta do mundo devido aos ataques terroristas recentes e os personagens se encontram em um momento tenso, brigando por causa da suposta Ada Wong. Apesar de curta, a cena foi uma das grandes apostas no marketing do game, sendo divulgado trechos logo nos primeiros trailers do game.

 

 

E foi assim que eu vi os dois brigando

choque-de-monstro
The following two tabs change content below.

Angelo Prata

Futuro jornalista apaixonado pela arte do século XXI chamada de videogame. Tentando melhorar a internet um post de cada vez, este sagitariano que vos fala tem dificuldades em escolher um jogo favorito. As séries Super Mario, Resident Evil, Donkey Kong e Mass Effect estão no top da minha lista imaginária e sim, sou fã da Nintendo!