Início » ‘Made in Brazil’: Produtoras nacionais de jogos indie estão a todo vapor

Escrito em por & arquivado em Angelo, Artigos.

Confesso que nunca fui muito atento a parte indie do universo gamer; o que é, sem dúvida, um erro da minha parte. As grandes produtoras com suas extravagantes campanhas de marketing acabam chamando muito mais atenção, não é a toa que os desenvolvedores independentes fazem das tripas coração (nem sei se essa expressão ainda é usada) para concluírem seus projetos e conquistarem um lugar ao sol nesta indústria multi-bilionária.

Mas o que diferencia os games indie das super produções?

Acredito que o fator mais nítido está na questão financeira. Durante a BGS, por exemplo, conhecemos desenvolvedores que estão com o projeto em andamento há nove anos! Eles não podem largar o emprego para se dedicarem totalmente ao jogo, por isso fica bem mais trabalhoso finalizar um game mais robusto, que incorpora os elementos dos games de peso sem perder sua simplicidade.

E foi na própria BGS que testamos títulos bem criativos, alguns ainda estão no início do desenvolvimento enquanto outros estão nos seus momentos finais, prestes a caírem no gosto da galera. Esses desenvolvedores independentes também nos contaram sobre a dificuldade de conseguir apoio para os projetos, tornando ainda mais difícil a indústria se desenvolver no Brasil.

Nós do Gayme Over acreditamos que o Brasil tem sim potencial para se tornar outro gigante dos games, e por isso iremos apresentar a seguir alguns dos jogos que testamos durante a feira e, se você se gostar de um ou mais games, não deixe de acessar o site dos caras, curtir a fanpage e demonstrar seu apoio da melhor forma possível!

 

Rise of Ages – Anguis Game Studio

rise-of-ages

 

“Rise of Ages” promete levar o jogador numa aventura que começará em tempos remotos, quando os primeiros homens da idade da pedra começaram a se unir e formar sociedades. Você poderá criar sua própria civilização convidando NPCs para viverem em suas cidades, cada um com uma profissão atribuída por você. Como líder de seu povo você deverá caçar, cultivar plantações ou criar animais para manter a população alimentada. Com o passar do tempo descobrimos novas tecnologias que ajudarão na evolução da sociedade até chegarmos nos tempos modernos.

Com um toque de “Sim City” e “The Sims”, ROA possui belos gráficos em 2D no estilo plataforma. Na Brasil Game Show joguei um pouco na idade da pedra e testei a interação com alguns itens. Cacei alguns animais e acabei morto por um NPC que passava por ali, porque o agredi acidentalmente. Pelo que parece a proposta do jogo é bem viciante, não é?

 

Curtiu o projeto? Então acesse o site playriseofages.com e curta a fanpage dos caras clicando aqui

 

Scott & Gordon – FlipFlop Lab

scott-e-gordon

 

Quem curte jogos de detetive terá mais uma opção em breve; com os brilhantes detetives “Scott & Gordon” viajando ao redor do mundo para capturar os mais perigosos vilões. No melhor estilo “Carmen Sandiego”, você deverá juntar as pistas, conversar com as pessoas de diferentes países, e de quebra, aprender sobre as diferentes culturas.

Para quem gosta de geografia – ou precisa recuperar a nota na escola – o game promete ser um prato cheio, e o melhor, já está disponível para tablets e celulares na App Store e Google Play. 

 

 

Para saber mais acesse flipfloplab.com e curta a fanpage clicando aqui

 

Hue Defense – Brave Wolf Studio

hue-defense

 

Em um país mergulhado em corrupção, cabe ao jogador defendê-lo. As mentes criativas do Brave Wolf Studio trazem um game no estilo de “Plants VS Zombies” em versão BR. No jogo temos que salvar o Brasil dos escândalos e corruptos que assolam nosso país usando as armas mais inusitadas que só a nossa amada nação poderia nos proporcionar. Com canhões de mandioca e coxinhas você pode impedir que os elefantes, burros e outras referências aos nossos amados políticos roubem todo o dinheiro do povo!

 

 

Para saber mais curta a fanpage aqui e acesse o site da Brave Wolf Studio para garantir sua cópia desse jogo zueiro, Porque aqui é BR Huehuehue!!!!!!!!!

 

Matemagos – Flying Saci Game Studio

matemagos

 

Se você é de humanas, assim como eu, provavelmente tem problemas em realizar contas e chega a suar frio para realizar as equações de segundo grau. A boa notícia é que os gamers com essa dificuldade agora podem unir o útil ao agradável graças ao jogo Matemagos, que segue as mesmas mecânicas do JRPG só que incluindo a matemática.

Para ajudar os heróis durante a aventura, o jogador deve acertar as contas para que os feitiços sejam realizados. No início até que foi fácil, mas depois a coisa fica séria com cálculos cada vez mais complicados. O fato de eu ter errado uma conta no nível um só prova o quanto eu necessito desse jogo!

 

matemagos-screenshot

 

Para saber mais é só acessar o site matemagos.com e curtir a fanpage clicando aqui.

 

 

 

The following two tabs change content below.

Angelo Prata

Futuro jornalista apaixonado pela arte do século XXI chamada de videogame. Tentando melhorar a internet um post de cada vez, este sagitariano que vos fala tem dificuldades em escolher um jogo favorito. As séries Super Mario, Resident Evil, Donkey Kong e Mass Effect estão no top da minha lista imaginária e sim, sou fã da Nintendo!

Ultimos posts por Angelo Prata (ver todos)