Início » TOP: Os personagens mais icônicos dos jogos de plataforma

Escrito em por & arquivado em Angelo, Danilo, TOP.

O gênero plataforma é um do mais antigos no mundo dos games. Parte da infância de muitos gamers, nos apresentou aos mais variados mundos com personagens marcantes e únicos. Cada um tem uma personalidade distintinta e um objetivo em comum, ser o herói de sua própria aventura. Listamos os 10 personagens que marcaram época, sendo referência no universo gamer e obrigatórios na lista de qualquer jogador que se diz fã do gênero.   Confira a baixo nossa lista com os personagens mais icônicos dos jogos de plataforma:

Mario e Sonic

Top personagens de plataforma

Imagem: IGN

 

Eles já foram rivais, hoje compartilham o sucesso em cross overs como Mario & Sonic At the Olympics e Smash Bros. Ícones da década de 1990, foram o motivo de muitas discussões entre os jogadores da época. Quem é o melhor? Realmente fica difícil dizer, nossa única  certeza é que o legado de ambos se extende por gerações, de gamers e consoles, sendo injusto não deixá-los compartilhar a posição mais alta da nossa lista.  

Donkey Kong

Top personagens de plataforma

Imagem: Creative Uncut

 

O ex inimigo do Mário já chegou com tudo, sequestrou a donzela Pauline e fez com que o encanador passasse pelo maior perrengue para salvá-la. Entrou na turma convidada para competir nos Karts do bigodudo em 1992, mas foi em 1994 que ele se estabeleceu como o gorila mais carismático dos games. Nosso querido primata cativou milhares de fãs pelo mundo com a trilogia Donkey Kong Country, lançada para snes, mostrando suas caras e bocas quando era atingido por um inimigo ou ficava por muito tempo esperando que voltássemos a controlá-lo. Toda turma de DK poderia entrar facilmente nessa lista, que vai de seu melhor amigo Diddy Kong até o rabugento Cranky. Como Donkey é o líder dessa turma, reservamos seu lugar em nosso top para também representar seus companheiros.

 

Rayman

Top Rayman

Imagem: Site Oficial Rayman

 

Hilário seria a palavra chave para descrever esse personagem que fez sua estreia no Playstation em 1995. Esse ser meio estranho sem braços nem pernas, sofreu uma grande mudança quando apareceu em sua sequência, Rayman 2: The Great Scape. Sucesso de público e crítica, se consolidou como o responsável por tornar a produtora francesa Ubisoft conhecida mundialmente. Também já teve seus altos e baixos na indústria, mas com seu último título lançado em 2013 chamado Legends, mostrou que ainda tem muita lenha para queimar. Além disso, foi em um dos jogos de Rayman que fomos apresentados aos Rabbids, acredito que isso agrega ainda mais valor ao camarote do Ray.  

 

They’re so adorable! Top Jogos de plataforma

 

Earthworm Jim

Top personagens de plataforma

Imagem: WallConvert

 

Earthworm Jim é um jogo estranho. Qualquer um que o observou, mesmo que por pouco tempo, consegue perceber isso. Nele você controla Jim, que supostamente é uma minhoca normal na terra. No game ele encontra uma armadura que caiu do céu e o permite agir como um humano, sua missão é salvar uma princesa chamada “Whats-her-name” (“Qual o nome dela”) de uma bruxa espacial.   Sim, o jogo parece que foi feito a base de drogas.   Tendo um conceito criativo dessa forma, não é nenhuma surpresa que o protagonista tenha maneiras bem criativas para lidar com seus inimigos. Ele atira, usa várias armas, incluindo a própria cabeça de minhoca como corda e chicote. Tudo no jogo e no personagem torna Earthworm Jim único, diferente e cativante.  

 

Crash Bandicoot

Top personagens de plataforma

Imagem: Wikipedia

 

O Playstation teve vários, váááários concorrentes para ser mascote da marca. Spyro, Parappa The Rapper, Klonoa, Tomba, entre outros. Mas é muito difícil questionar que, entre todas as possibilidades, Crash é quem mereceu mais entre todos os candidatos.   Crash Bandicoot é um marsupial (Bandicoot é um grupo de espécies, não necessariamente uma raça especifica) laranja, que tem a habilidade de girar para derrotar seus inimigos. Ele não é exatamente o personagem mais inteligente da face da terra, mas isso condiz bem com sua aparência cartunesca. Crash tem tudo que um desenho animado da década de 1990 teria. Basta você ver as diversas formas que ele tem de morrer, sua animação de girar e seu jeito de andar. É bonitinho, carismático e sempre lembraremos na nossa mente como o cara que quase destronou Mario na 5ª geração de consoles.  

Sackboy

Top Sack

Imagem: Site Oficial Playstation

 

Da série Little Big Planet, lançado em 2008 para Playstation 3 e considerado uma quase renascença para o gênero de plataforma no console, é um personagem muito memorável por motivos diferentes dos outros já citados.   O jogo possui um sistema de criação de fases e também formas de você deixar seu Sackboy da forma que você quiser. Customizar nosso amigo é simples e intuitivo. Suas expressões podem ser alteradas tornando ele único para cada jogador, pois apesar de todos jogarem com o mesmo personagem, cada um tinha a seu próprio Sackboy e sua forma própria de interagir com o universo do game.  

 

Samus Aran

Top Samus

Imagem: WenJr

 

Protagonista da série Metroid, jogo que mistura exploração e plataforma, foi um marco no gênero em si. Nenhum outro tentou uma abordagem em mundo aberto como Metroid o fez. O jogo é cheio de desafios e uma sensação indescritível de isolamento. É desafiador, mas não por ter inimigos muito difíceis, e sim, pela exploração do desconhecido, sempre trazendo alguma surpresa a cada novo mapa.   E a maior surpresa foi guardada para o final, pois é nele, e apenas nele, quando descobrirmos que Samus, o personagem que estávamos jogando até então é na verdade uma mulher. A própria identidade dela é uma grande revelação do enredo, que marcou vários jogadores.   Samus é uma das primeiras protagonistas na história dos video games (A primeira, surgiu em 1985 um ano antes do lançamento de Metroid, a Toby Masuyo do jogo Alien Sector). Samus tem uma origem mista quanto a criação, tendo sua aparência e personalidade baseado em Ellen Ripley (Personagem principal de Alien) e seu nome “Aran” retirado de Edson Arantes do Nascimento (O Pelé… Sim… O Pelé).  

Tim (Braid)

Top personagens de plataforma

Imagem: Dorkly

 

Quem já jogou Braid e fez tudo durante a aventura, sabe o que estou falando quando digo que Tim é um personagem intrigante.   Com o objetivo de entrar em pinturas e resolver quebra-cabeças para salvar uma princesa, Tim de início não tem muita caracterização. Nós sabemos que ele cometeu algum erro e espera poder voltar atrás (Sabe, é um jogo sobre voltar no tempo) e no começo de cada mundo existem textos que explicam mais sobre a relação de Tim e a princesa. Apenas no final percebemos que Tim tem muito mais do que deixa mostrar e os textos encontrados no game indicam.   Para um jogo indie de plataforma e que fala sobre tempo, é bem mais profundo do que parece. É um game que você realmente precisa jogar para entender o quão interessante, divertido e profundo é, muito disso tem a ver com o protagonista, tornando toda a experiência do gameplay marcante.

 

Mega Man

Top Mega Man

Imagem: Autoria Própria / Site Oficial da Smash Bros

 

Como não incluir Mega Man nessa lista? Mega man, ou Rockman no Japão (Rock vem do gênero musical. Também inclui sua irmã, Roll e seu rival, Protoman, que possui o nome de Blues no japão) é um personagem clássico que marcou a vida de muita gente e introduziu as pessoas para os jogos de plataforma.   Mega Man é um robô criado pelo Dr. Light, com o objetivo de ser uma inteligência artificial que pudesse tomar decisões por si só. Porém, seu rival, Dr. Willy, roubou outros robôs do Dr. Light e começou a usá-los para destruição e dominação global, o que obrigou Light a usar Megaman como uma arma para impedir o vilão Willy.   Mega Man é extremamente único como personagem, até hoje é um dos poucos que envelheceu muito bem com o passar do tempo, conseguindo ser cativante até para jogadores que não cresceram com ele.  

 

Kirby

Top personagens de plataforma

Imagem: Raigoninc

 

A bolota rosa da Nintendo é um dos personagens mais fofos e bonitinhos que existem na face da terra, e provavelmente o mais simples também. Ele é uma bolinha rosa com uma cara inocente, que possui pernas e braços. Não tem como ficar mais simples que isso. Curiosamente, a ideia do criador na época em que Kirby ganhou vida era apenas para ser um substituto de um futuro protagonista, mas no final eles gostaram tanto da bolota e acharam ele tão simpático que se tornou o próprio personagem principal. Kirby é bem conhecido pelas suas duas habilidades: Absorver inimigos e seus poderes para utilizar contra eles, e a capacidade de voar. Com esses atributos, ele protege a terra dos sonhos das forças do mal, tendo como inimigo principal King Dedede. O nome do personagem (que inicialmente se chamava Popopo) foi emprestado de John Kirby, advogado que defendeu a Nintendo nos processos do estudio Universal, que acusou a big N de plágio na época do lançamento de Donkey Kong, por causa do clássico filme King Kong.   Essa foi a nossa lista dos personagêns mais icônicos dos jogos de plataforma, acha que faltou alguém? Conte-nos nos comentários.  

The following two tabs change content below.

Angelo Prata

Futuro jornalista apaixonado pela arte do século XXI chamada de videogame. Tentando melhorar a internet um post de cada vez, este sagitariano que vos fala tem dificuldades em escolher um jogo favorito. As séries Super Mario, Resident Evil, Donkey Kong e Mass Effect estão no top da minha lista imaginária e sim, sou fã da Nintendo!