Início » TOP: 5 filmes que fazem referência aos videogames

Escrito em por & arquivado em Angelo, Game Movies, TOP.

Não é de hoje que os videogames bebem da fonte inspiradora chamada Hollywood. São inúmeras as referências que podemos encontrar, principalmente nos jogos atuais, de histórias vindas de clássicos do cinema. Os títulos recentes que seguem a linha storytelling (mais focado em contar uma história bem elaborada do que uma jogabilidade inovadora) têm aumentado consideravelmente, por exemplo: Beyond, The Walking Dead e Life Is Strange são apenas alguns dos títulos recentes.

Podemos ver o inverso em filmes que não utilizam uma temática gamer, mas que encontramos pequenos traços muito similares com os jogos eletrônicos. Pode ser um cenário, uma fala, ou até mesmo visões de futuros pós-apocalíticos.

Abaixo nós listamos algumas dessas referências que a indústria do cinema não faz questão alguma de disfarçar, lembrando que em certos casos são apenas detalhes que lembram os games, não possuindo o mesmo enredo ou personagens.

 

2 Coelhos (2012)

referencias gamers em filmes

Vamos começar nossa lista com um título nacional escrito e dirigido por Afonso Poyart, já premiado pelo curta “Eu Te Darei o Céu”, de 2005. No filme, Edgar (Fernando Alves Pinto) é um nerd que sempre teve uma vida confortável, mas nunca conseguiu se adaptar à rotina das pessoas comuns. Muito criativo, Edgar cria um plano mirabolante para pegar um criminoso procurado e um deputado corrupto como forma de se redimir de um erro do passado.

Não posso dar mais detalhes sobre o enredo sem spoilar, o bacana é que este filme é bem diferente do que normalmente vemos nos cinemas brazucas. Apresenta uma história chamativa, contada de forma tão frenética que se adapta muito bem aos tempos atuais. Além de fazer uma singela homenagem ao game GTA logo nos minutos inicias da fita.

 

referencias gamers em filmes
GTA Rio de Janeiro?
 

Fugindo dos padrões e mostrando todo potencial que o nosso cinema pode oferecer, 2 Coelhos é um exemplo de referências à cultura nerd e com efeitos especiais muito bem trabalhados.

 

Corrida Mortal (2008)

referências gamers em filmes

 

No filme dirigido por Paul Anderson (Roteirista da série Resident Evil), presidiários devem participar de uma corrida em que qualquer tipo de trapaça é válida e os carros são equipados com várias armas. Durante a corrida, os veículos devem passar por plataformas no chão que ativam desde metralhadoras até cortinas de fumaça para dispersar os inimigos.

Existem vários jogos que utilizam essa mesma temática, Vigilante 8 e Twisted Metal são alguns exemplos, porém, o pioneiro no assunto foi Mario Kart.

Em seu game de estreia, a franquia de corrida mais famosa da Big N utilizava exatamente do mesmo sistema para suas partidas. Deixando de lado a violência do longa em comparação com MK, podemos dizer que o princípio da corrida com trapaças é bem parecido.

 

referências gamers em filmes Levando em conta que Paul Anderson é um gamer, este pequeno detalhe pode não ser coincidência.
 

 

Elysium (2013)

referência gamers em filmes

 

Nesta comparação o game e o filme não possuem enredos semelhantes e as referências entre a franquia da Bioware e o filme de Neill Blomkamp são bem sutis. O que chama a atenção é a grande semelhança entre os robôs operários de Elysium e os Mechs de Mass Effect. Sem falar na similaridade entre a enorme base construída na órbita do planeta Terra para separar os ricos dos pobres na trama do filme, e a estrutura gigantesca usada como “capital” da galáxia no game, batizada de Citadel. Coincidência ou referência? Veja as imagens e tire suas próprias conclusões.

 

referências gamers em filmes Mechs do game à direita e os robôs do filme à esquerda

 

referências gamers nos filmes Elysium e Presidium (na Citadel), ambos paraísos artificiais
 

Também podemos fazer referência aos colossais Halos, da série de sucesso do Xbox. Apesar dos anéis gigantescos serem criados para destruir a ameaça Flood, possuem um habitat capaz de manter a vida, exatamente como um planeta comum.

 

halos e elysium Eu não estava brincando quando disse que os Halos são enormes, passaria um planeta inteiro por dentro deles sem problema algum.
 

 

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

referências gamers nos filmes

 

Baseado nos quadrinhos criados por Bryan Lee O’Malley, Scott Pilgrim é recheado de referências ao universo gamer, com vários aspectos retirados diretamente dos jogos de plataforma e luta. Amado por muntos geeks, este filme é um presentão para os admiradores da cultura nerd, mesmo fracassando nas bilheterias. Os efeitos visuais são de encher os olhos e contêm várias cenas de ação frenéticas.

Na história, Scott se apaixona por uma garota que trabalha como entregadora no site da Amazon, mas para ficar com ela deve derrotar os Ex-namorados malignos, que ainda por cima possuem poderes. É sério, eles têm poderes! Hahaha.

Mesmo sendo genial, a produção fez feio nos cinemas americanos e quase não chegou às telonas tupiniquins, o que acabou não acontecendo graças ao engajamento dos fãs. Os adoradores dos quadrinhos fizeram uma corrente via twitter e pediram incansavelmente que o filme fosse lançado nos cinemas daqui.

É tanta referência junta que fica difícil numerar. Se você ainda não viu, seguem algumas imagens para sentir a marimba monamu:

 

referências gamers em filmes Scott consegue subir de nível e desbloquear novas armas!
 

O filme lembra um videogame de modo geral, sem se prender a um título específico. O protagonista consegue vidas extras e libera novas armas, ao derrotar os inimigos acumula pontos, deixando o espectador ansioso pela próxima fase.

 

referências gamers nos filmes Cada inimigo deve ser derrotado de forma diferente, assim como em muitos games
 

 

Gamer (2009)

referências gamers em filmes

 

Outro longa que não agradou muito o público e a crítica, com a história se passando em um futuro não muito distante (ou não), no qual uma grande empresa de tecnologia desenvolve uma maneira de controlar pessoas como se fossem personagens de games.

O protagonista é Cable (Gerard Butler), um prisoneiro que participa do game Slayers, uma espécie de FPS com pessoas reais competindo na arena. Ele deve sobreviver pelo menos 10 partidas para ganhar sua liberdade, mas com um detalhe: sendo controlado por um menino rico e metido, interpretado pelo Percy Jack… Digo, o ator Logan Wade.

 

referências gamers nos filmes Essa história de prisoneiros competindo pela liberdade está meio passada, não?
 

Gamer mostra também o jogo fictício chamado de Society, um The Sims que também utiliza pessoas reais. Pagando uma taxa generosa, o jogador pode escolher o gênero do personagem, vesti-lo e ainda por cima machucá-lo fisicamente. Já imaginou criar um avatar usando uma pessoa de verdade?

 

Gamer society Quem é Second Life na fila do pão?
 

Apesar de tentar fazer uma crítica à obsessão da sociedade por entretenimento e questionar  limites, a ideia acabou não convencendo e o filme acabou no limbo hollywoodiano.

 

Conhece algum outro filme que lembre um videogame? Conta pra gente ai nos comentários!

Referências gamers nos filmes

The following two tabs change content below.

Angelo Prata

Futuro jornalista apaixonado pela arte do século XXI chamada de videogame. Tentando melhorar a internet um post de cada vez, este sagitariano que vos fala tem dificuldades em escolher um jogo favorito. As séries Super Mario, Resident Evil, Donkey Kong e Mass Effect estão no top da minha lista imaginária e sim, sou fã da Nintendo!