Início » 5 transexuais em jogos que você (talvez) não conhecia

Escrito em por & arquivado em Artigos, Danilo, TOP.

  Ontem (dia 29/01) foi dia da da visibilidade Trans. Vamos aproveitar a data para representar nossos amigos(as) nesse post.   Já parou para pensar em quantos personagens transexuais existem nos videogames? Você ficaria surpreso, pois existem ótimos exemplos em jogos e todos eles tratam isso de uma forma bem natural, tendo vilões e heróis carismáticos com essa característica em comum.  

Vamos ver abaixo os 5 transexuais em jogos que você (talvez) não conhecia.

Erica em Catherine  Erica de Catherine

 

Catherine é um jogo de quebra-cabeças que você controla Vincent, que está com problemas no relacionamento: Sua namorada, Katherine, está querendo algo mais sério e Vincent está com duvidas do que quer do futuro. Isso leva ele a conhecer Catherine no bar que frequenta com amigos e acabam indo para a cama. Ainda por cima, ele recentemente anda tendo pesadelos sobre subir uma torre e empurrar blocos onde, se ele cair da torre, morre no mundo real.   No meio dessa enrascada toda, os amigos de Vincent o aconselham sobre o que fazer para resolver esses problemas e da a opinião feminina quanto a conselhos para Vincent é Erica, a garçonete do Bar.   Erica, antes chamado de Eric, é amiga de infância de Vincent. Em sua adolescência, Eric se descobriu como gay e teve um namorado. Porém o relacionamento a machucou e fez ela sumir por algum tempo da vida de todos. O jogo deixa implícito que o namorado dela não aceitava a identidade de gênero dela, o que a deixou ainda mais magoada. Algum tempo depois, Erica fez a operação de mudança de sexo.   Sendo uma garota com bastante energia, Erica acaba chamando atenção de Toby, o mais jovem dos amigos de Vincent. Apesar do rapaz estar caidinho pela garçonete, os amigos de Vincent tentam desencoraja-lo de tentar algo com ela, com medo de que quando Toby descobrir a verdade sobre Erica, acabe rejeitando a moça.

  Erica de Catherine

 

Toby acaba descobrindo o passado de Erica, causando um susto no rapaz. Mas apesar do incomodo inicial, o game indica que, no final, tudo acaba bem entre os dois, deixando a ideia que o Toby realmente gosta dela do jeito que é.

 

Erica e Toby de Catherine    

Oryx, The Taken King em Destiny Destiny Oryx

 

Oryx, é o líder dos Decaídos (nome dos grupos dos vilões de Destiny) e dá nome à expansão mais recente do jogo (Até a data dessa publicação)   Muitos já enfrentaram ele, mas poucas pessoas sabem de sua trágica história. Disponível dentro do site do game através dos documentos chamados de “Livros do Desalento

 

Oryx em Destiny

 

Oryx antes era conhecido como Aurash, uma das princesas de um povo antigo. O reino dela um dia foi prospero e feliz, porém turbulento, com conflitos envolvendo outras raças. Eventualmente, esses conflitos foram maiores que as grandezas de seu povo e ela teve num curto período, o seu reino traído por um oficial de confiança e seu pai assassinado. Com o seu povo a beira da devastação, Aurash e suas irmãs não tiveram muita escolha a não ser contatar deuses-vermes, que fizeram uma proposta: Ou ela se aliava aos deuses e deixava a influência deles se espalhar por seu povo, que seriam obrigados a alimentar esses vermes através de violência e destruição, ou o povo dela seria extinto. Com poucas alternativas, ela aceitou a proposta com a ideia de que talvez a população conseguisse escapar do controle dos deuses.

 

Oryx em Destiny

 

Eles não conseguiram, mas ao ser transformada pelos deuses-vermes, Aurash escolheu se tornar um homem, mudando seu nome para Oryx. Reinando junto com suas irmãs e filhos, espalhando caos e destruição pelo universo com sua filosofia de sobrevivência da raça mais forte, se tornando assim, os principais antagonistas de Destiny. 

 

Poison em Street Fighter/Final Fight   Poison Street IV

 

Essa provavelmente é bem conhecida, mas temos que sempre nos lembrar porque Poison é uma das mais importantes transexuais que existem nos games.   Poison é um dos exemplos mais antigos de personagens transexuais em videogames, e apesar da história dela já ser bem conhecida por ai, vale lembrar que ela vem de uma época que pessoas transgênero eram ainda mais incomum e visto de uma forma bem negativa, ou até tratado como piada.  

 

Poison Final Fight

 

Agora, perceba que essa conotação foi mudando conforme a aceitação de personagens trans. Em Street Fighter 3 ela é apresentada como gerente de Hugo, um lutador de luta-livre, cuidando dos negócios.

 

Poison em 3rd Strike

 

Posteriormente aparecendo, pela primeira vez, como personagem jogável em Street X Tekken e Ultra Street Fighter 4, se tornando uma ótima personagem para começar a jogar por ter bastante versatilidade.   Apesar de algumas controvérsias quanto a inclusão de Poison em jogos como Street Figher, a personagem é vista de modo geral como uma  mulher forte e poderosa, a altura da competição acirrada de personagens do jogo. Esses são grandes motivos pelos quais Poison é uma das melhores representantes trans que temos nos games.  

 

Poison Combo

 

Birdo em Super Mario Bros 2Birdo com toda sua fofura. Arte retirada do DeviantArt

 

Pode parecer um exemplo estranho vindo de um jogo da Nintendo, mas Birdo é provavelmente a primeira transexual representada em um videogame.   Aparecendo pela primeira vez no jogo Super Mario Bros 2 (1988), o manual do jogo fala que ela é um “Garoto que acredita que é uma garota e gosta de ser chamado de Birdetta”. Mas ai que mora um certo problema: em primeiro lugar, a versão japonesa do jogo dizia que “Seu nome é Catherine, mas gosta de ser chamada de Cathy”, sem muitas referências quanto ao sexo da personagem. A versão em inglês incluiu esse detalhe no manual que no final criou toda essa confusão. (Sendo que erros de tradução de manuais não é nenhuma novidade naquela época). Até mesmo jogos mais novos, tanto em suas versões japonesas e americanas, são inconsistentes quanto ao sexo de Birdo.  

Manual em ingles que fala sobre a sexualidade de Birdo

 

Notáveis exemplos são jogos como Mario Tennis, que transforma a personagem em uma mulher, que faz par amoroso com Yoshi. Super Smash Bros Brawl é dito que o seu sexo é indefinido em um dos seus troféus. Mario Strikers (pelo menos, a versão Europeia) transforma a personagem em homem.   Não é exatamente claro o sexo e as condições de Birdo como personagem. Existe uma teoria criada por fãs que até um certo momento da série ela foi um homem, mas passou por uma cirurgia de mudança de sexo, sendo mulher agora. Mas o que no começo talvez tenha sido um erro de tradução, logo se tornou uma das primeiras representantes transexuais dos videogames.

 

Screensho da versão advanced to Super Mario Bros 2

 

Krem em Dragon Age Inquisition Krem em Cutscene

 

Os RPGs da Bioware são bem conhecidos pelos gaymers devido a seus personagens bem escritos e a possibilidade de ter romances homossexuais. No seu último jogo lançado, Touro de Ferro é o líder de uma companhia mercenária, os Bull`s Chargers, que é um grupo no minimo excêntrico.   Krem em Cutscene Um dos membros da companhia é Krem (e provavelmente o menos excêntrico), que nasceu como uma garota, mas desde sempre soube que era diferente das outras meninas. Com frequência se juntava à seu pai na hora de se barbear.   Depois do pai dele ter que se vender à escravidão para salvar a família, Krem se juntou ao exercito para conseguir dinheiro. Como o papel das mulheres no exército era restrito, ele escondeu que era mulher subornando o curandeiro que cuidava dos exames físicos dos soldados.   O plano estava indo muito bem, até que o curandeiro de ultima hora foi substituído por outro que logo descobriu a verdade sobre Krem, o que obrigou ele a fugir do exercito. O rapaz foi descoberto mais tarde em uma taverna, aonde foi reconhecido e atacado por ser um desertor.   Mas a sorte estava ao lado do jovem soldado. Touro de Ferro, um Qunari que estava na mesma taverna, ajudou Krem a lutar e deu à ele um espaço na companhia. Os Qunari, resumidamente são meritocratas, não se importando muito com o sexo de nascimento contanto que uma pessoa tenha uma função e a desempenhe bem. Em inúmeras vezes Krem provou ser capaz de lutar e até ficar no comando do Bull’s Chargers quando necessário.

  Gif de Krem em Dragon Age  


Esses são 5 personagens transexuais que talvez você não conhecia. Conhece algum outro personagem que não esteja na lista? Ou algum desses personagens é alguém que você realmente gosta muito? Deixe um comentário pra gente ficar sabendo o que acha.

The following two tabs change content below.

Danilo

Sou responsável pela parte de desenvolvimento e manutenção do blog. Adorador de histórias boas, jogos difíceis (Dark Souls mora no meu coração) e jogos competitivos. Também sou responsável pela parte de Youtube e tambem contar para vocês a novidades no mundo dos eSports.

Ultimos posts por Danilo (ver todos)