Início » Bem vindo ao mundo dos eSports

Escrito em por & arquivado em Artigos, Danilo, eSports.

ESports é um tema que anda crescendo muito ultimamente. Pessoalmente é um assunto que estou acompanhando bastante visitando comunidades de jogos competitivos. Gostaria de compartilhar com vocês algumas das experiências e coisas que aprendo nessas comunidades.

 

Mas antes, que tal darmos uma olhada numa história breve dos ESports?

 

Para começar, vocês já tinham ouvido falar do termo e-sport antes? No caso 4 ou 6 anos atrás?

 

 

ESportes são coisa séria hoje em dia

 

E-sport é um termo designado para jogos que têm como foco competições. League of Legends, Smite, Starcraft, Street Fighter, Counter Strike e Heartstone são alguns dos mais populares hoje em dia, e com certeza, você deve conhecer e até jogar alguns deles.

 

Mesmo que você soubesse disso anteriormente, é bem difícil não conhecer e-sports hoje que estão se tornando cada vez mais e mais populares entre gamers e não gamers. Apenas em 2015, a quantidade de telespectadores nos grandes campeonatos de League of Legends e CS: GO chegaram a milhares, com investimentos e prêmios altíssimos.

 

Esses números são absurdos e só prometem aumentar nos próximos anos com cada vez mais dinheiro sendo colocado por patrocinadores e mais cobertura por canais normalmente focados em esportes tradicionais.

Como chegamos aqui

Campeonato Space Invaders 1981

Campeonato de Space Invaders, em 1981

 

Competição é algo natural do ser humano. Desde a antiguidade sempre nos entretemos participando e assistindo eventos competitivos, isso também é verdadeiro em jogos eletrônicos que tiveram alguns fortificadores interessantes.

 

Seja você um jogador de Arcades das antigas, frequentador de Lan Houses ou PC Gamer, a origem dos eSports vem desde que existem jogos mais competitivos como no caso dos games de luta ou tiro em primeira pessoa. Mas foi a partir da virada do milênio que jogos eletrônicos começaram a se expandir e amadurecer como fontes de competição. Os países asiáticos, depois de passarem por uma crise financeira em 97, tiverem uma alta taxa de desemprego (principalmente na Coreia). Com a expansão da internet banda larga mais e mais jogadores apareceram, levando a Coreia a criar uma associação de eSports, que contribuem consideravelmente para o crescimento de competições mundiais.

 

Ao mesmo tempo, nos anos 2000, EVO (Evolution Championship Series), que começou em 1996 como um evento pequeno, teve seu pico de crescimento, tendo o número de participantes aumentado ano a ano, chegando ao maior evento de jogos de luta do mundo.

 

Mas, o jogo competitivo mais popular hoje em dia acaba sendo os MOBAs, que teve uma popularização com League of Legends, porem começou e já era bem conhecido com DOTA, que era um mod para Warcraft 3 muito popular.

Sim. Era um MOBA

Curiosidade, vocês sabiam que Guilty Gear 2 para Xbox 360, era um Moba?

 

A corrida para ser o próximo grande eSport.

 

Olha que legal esse campeonato de Street V que teve

 

Hoje em dia, o mundo está de olho nos eSports mais do que nunca. Capcom com a Street Fighter V se posicionou como um eSport. Blizzard está trazendo jogos de cartas como Heartstone para o patamar de eSports e FPSs já estão nessa onda a algum tempo. Está sendo uma briga enorme para garantir a posição como o próximo grande eSport. Para cada novo jogo que é lançado, outros 3 aparecem tentando garantir uma fatia do bolo e isso é algo que tem tendência a crescer ainda mais.

 

Sendo um mercado em crescimento, cada vez mais jogadores estão tentando se enquadrar em eSports. Um dos exemplos são os Speed Runners, querendo participar se classificando como um gênero de eSport (embora tudo vai depender deles conseguirem patrocinadores para tal).

 

É uma competição dentro de outra competição. As empresas de fora brigam pelo patrocínio para seu próximo jogo e a base de jogadores de cada game aumenta de acordo com o que está nessa demanda alta.

 

Embora isso pareça já muita coisa para os jogos competitivos, provavelmente é apenas o começo. Competidores grandes estão chegando a cada momento, tanto novos games quanto jogadores, e podemos esperar esse crescimento acelerar uma partida de cada vez.

The following two tabs change content below.

Danilo

Sou responsável pela parte de desenvolvimento e manutenção do blog. Adorador de histórias boas, jogos difíceis (Dark Souls mora no meu coração) e jogos competitivos. Também sou responsável pela parte de Youtube e tambem contar para vocês a novidades no mundo dos eSports.

Ultimos posts por Danilo (ver todos)