Muito se fala sobre o que levou o diretor e roteirista Paul Anderson a elaborar uma trama tão diferente da original, na época do lançamento do primeiro filme suas justificativas eram bem diferentes das atuais
Resident Evil é um sucesso, tanto no cinema quanto nos videogames, cinco filmes em live action foram produzidos e o sexto capítulo da saga cinematográfica está em produção. Segundo o IMDB, juntos os filmes já arrecadaram mais de US$915 milhões, tornando-se a adaptação de um game para o cinema mais bem sucedida da história. Mesmo passados 13 anos desde o lançamento de RE: O Hóspede Maldito, ainda existem discussões calorosas entre os fãs dos games. Muitos reclamam da história não ser fiel ao material original e protagonizado por uma personagem que não existe em nenhum jogo, enquanto os personagens transportados direto dos jogos para o cinema são meros coadjuvantes. O que ainda intriga muita gente é: Por que os filmes são tão diferentes?
Paul Anderson, para quem não conhece, foi o diretor e roteirista da adaptação do game Mortal Kombat (1995), filme que se mantém bem fiel à história do jogo e recebeu boas críticas na época. Partindo desse ponto, podíamos imaginar que se tratava de um diretor com experiência neste tipo específico de adaptação, principalmente se comparado à outras bombas lançadas anteriormente como Super Mario Bros (1993) e Street Fighter: A Batalha Final (1994), dois fiascos de bilheteria e crítica. Ambos caíram nas mãos de diretores que se quer tocaram no material original para escrever o roteiro, ao contrário de Paul, que mostrou como se faz ao transportar a franquia sangrenta da Midway para às telonas, produtora do jogo na época.
Logo no lançamento do primeiro filme, Paul se justificava explicando o motivo de não fazer um roteiro fiel ao jogo homônimo, alegando que seria um “prelúdio” para a série dos jogos, vale lembrar que Resident Evil Zero ainda estava para ser lançado e muita expectativa foi criada para saber como a infecção na mansão da Umbrella começou. Esse era um ótimo motivo para justificar a falta de personagens dos games.
Você pode ver esse depoimento do PA no documentário Hollywood Goes Gaming, da HBO, focado em releituras de games no cinema, onde ele voltou a afirmar tal fato, confira no trecho abaixo:
O trecho citado inicia nos 2:00 até 5:00
https://www.youtube.com/watch?v=nhspG7g2wIc
Se você tem a edição de luxo do DVD de O Hóspede Maldito, também irá encontrar entrevistas dos atores e do próprio Paul fazendo a mesma afirmação. O problema é que, quando assistimos a sequência tudo começou a desandar. Paul Anderson manteve sua personagem original como protagonista e os heróis dos jogos como coadjuvantes, mas por que a alteração?
Durante as filmagens do primeiro filme, Milla e Paul começaram a namorar. Com isso, essa relação pode ter sido o motivo da mudança nos depoimentos do diretor quanto ao rumo que a história seguiria. Se assistirmos suas entrevistas hoje em dia, o casal, que já está casado no papel, adora falar da liberdade que uma personagem original traz à franquia e ajuda no trabalho do roteirista. Tal justificativa faz sentido, porém, simplesmente descarta as afirmações feitas pelo PA, antes das continuações serem produzidas, sobre o caminho que a história do filme poderia seguir.
Apesar dos protestos, choros e berros nada mudou. O casal continua a escrever os roteiros com total liberdade, sendo que até a própria Milla dá uns pitacos aqui e ali. Com o sucesso dos longas uma nova legião de fãs surgiu, os fãs dos filmes.
Eles não são “obras primas”, mas divertem. A rixa entre os núcleos de fãs provavelmente vai perdurar até o fim dos tempos. Muitos gamers, eu me incluo nessa, se interessaram mais pelos jogos depois de assistirem às obras do PA, o que deixou a série ainda mais popular, com cada lançamento gerando o lucro esperado pelo estúdio e pela Capcom. Não há mais possibilidades de mudarem a história agora, até porque o próximo promete ser o último contando a saga da personagem Alice. Quem sabe, em um futuro não muito distante, um reboot é anunciado.
Enquanto isso ficamos acompanhando a treta de longe.
Algo me diz que Milla Jovovich não gostaria nada dessas suposições!
Angelo Prata
Ultimos posts por Angelo Prata (ver todos)
- Os melhores pets dos games – GaymerCast #219 - 3 de outubro de 2024
- Controvérsias que rondam Wukong – GaymerCast #218 - 12 de setembro de 2024
- Lords Mobile confirma presença na BGS 2024 - 2 de setembro de 2024