A comunidade gamer é um ambiente machista. Qualquer referência ao feminino, a não ser que seja apelo sexual, gera uma onda de “piadas” sem graça e ofensivas, que os homofóbicos não fazem questão nenhuma de disfarçar.
As mulheres acabam sendo as principais afetadas por essa atitude imbecil, assim como nós gaymers. É comum vemos algo como “esse jogo é de gay” ou “Nossa que gay” como se ser homossexual fosse algo inferior ou motivo de chacota. Podemos até entender que a maioria das vezes tratasse de uma questão cultural, até mesmo entre amigos já chamei alguém de “viado” tentando ofendê-lo. Na hora eu não percebia, mas comecei a refletir o quão idiota acabo soando, além de ser preconceituoso com uma característica que também faz parte de mim.
Por isso, caro leitor que possui essa linha de pensamento, é importante você saber que ser gay não é ser inferior, caracterizar algum jogo como “coisa de gay” não o torna menos divertido e só mostra o quanto você é desinformado e está deixando de curtir um bom game com a galera por ficar repetindo frases que com certeza não são de sua autoria. Simplesmente ouviu alguém dizer e saiu repetindo sem pensar.
Mas calma ai, você pode se redimir! Montamos um manual com as frases mais idiotas e preconceituosas que os jogadores dizem, e que nós (gaymers) estamos cansados de ler! Se liga na listinha da tia:
Imagem: elitewing.com
1 – Não acredito que esse personagem é gay, gostava tanto de jogar com ele!
O ser das trevas me lança uma dessa como se a sexualidade do cara fosse diminuir suas habilidades no game, ser gay não é algo que impeça alguém de fazer qualquer atividade que queira. Chega a ser frustrante ter que explicar isso, mas acredite já vi muita gente dizendo isso por aí!
2 – Você joga esse jogo? Mas ele é de macho, não parece o tipo que você curte!
O preconceito está tão impregnado em certas pessoas que elas acreditam na sexualidade como definição de um padrão de preferências, que vai além de sentir atração por pessoas do mesmo sexo. Por isso fica a dica: Nem todo o gay ouve Lady Gaga, nem todo o gay só tem amigas mulheres e nem todo o gay escolhe sempre a Chun-Li (no meu caso eu escolho).
3 – Mas esse personagem não tem jeito de gay, estragou o jogo!
Mais uma vez o estereótipo impregnado no pessoal, muitos reagiram assim ao ver o beijo de Ellie e sua amiga Riley em The Last of Us. Foi só um selinho, e o suficiente para encharcar os comentários com citações do tipo. É só dar uma olhada no vídeo do Youtube para ler o monte de estrume deixado nos comentários.
4 – É uma cilada Bino!
Coitada da Poison, a personagem de Street Fighter que era uma mulher (biologicamente falando), acabou tendo seu perfil atualizado para um homem que usava trajes femininos. Mais tarde, Poison foi apresentada como uma personagem transexual. Essa mudança ocorreu devido à problemas que a Capcom teve no lançamento de Final Fight, bater em mulheres não foi bem visto pelo órgão regulatório. Se para os gays conseguirem o respeito da sociedade já é uma caminhada exaustiva, pessoas trans sofrem o dobro da pressão. Estamos com você Poison, nossa eterna diva do Street Fighter!
5 – Pelo jeito esse joga League of Legends
Essa eu prefiro nem comentar, apenas saindo sem dar tchau.
Para finalizar, Sue Sylvester tem uma dica importante para os amiguinhos que dizem essas babaquices.
“Só porque você é livre para dizer o que quer, nem sempre significa que você deve fazer isso”
Angelo Prata
Ultimos posts por Angelo Prata (ver todos)
- Os melhores pets dos games – GaymerCast #219 - 3 de outubro de 2024
- Controvérsias que rondam Wukong – GaymerCast #218 - 12 de setembro de 2024
- Lords Mobile confirma presença na BGS 2024 - 2 de setembro de 2024