Nhaí, gaymers!
Sei que estamos sumidos há algum tempo, mas fiquem tranquilos que tem mais podcasts chegando nos próximos dias. Hoje, especificamente, queremos falar de algo muito incrível que está acontecendo na Alemanha. Trata-se da primeira exposição que conta a história LGBTQ nos games, que está em cartaz no Shwules Museum, em Berlim, até 13 de maio.
Nossa voz, nossa história
Com um variado acervo que abrange os 30 anos da nossa história nos jogos eletrônicos, o Rainbow Arcade disponibiliza títulos jogáveis, concept arts, modificações escritas pelos próprios fãs e documentos das comunidades online.
A exposição faz um balanço das questões contemporâneas de representação na cultura pop, narrativas estereotipadas e discriminatórias nos meios de entretenimento e nossa memória cultural. Lembrando que é a primeira vez que uma pesquisa totalmente focada nos LGBTQs é exposta em um museu.
Outra questão importante que a exposição propõe, é o fato dos jogos mais recentes que retratam a nossa comunidade sem estereótipos serem aclamados como inovadores, sendo que já nos anos 1990 era possível flertar e se relacionar com pessoas do mesmo sexo em alguns títulos. O Rainbow Arcade não questiona somente como nossos discursos são refletidos nos games, mas também instiga os jogadores a conhecerem nossa memória digital e a ausência da cultura queer na história das mídias digitais.
Para compartilhar esse conteúdo com o resto do mundo, os curadores estão fazendo uma campanha para lançar o catálogo com todos os detalhes e títulos da exposição. Se quiser contribuir para ter esse conteúdo em mãos, é só clicar aqui. Você também pode conferir mais informações sobre o Rainbow Arcade no site oficial do museu.
Tem alguma mana dando close em Berlim? Já dá essa dica pra ela!
Angelo Prata
Ultimos posts por Angelo Prata (ver todos)
- Os melhores pets dos games – GaymerCast #219 - 3 de outubro de 2024
- Controvérsias que rondam Wukong – GaymerCast #218 - 12 de setembro de 2024
- Lords Mobile confirma presença na BGS 2024 - 2 de setembro de 2024