Gayme Over

post-header
Artigos

The Old Guard mistura muita ação, guerreiros imortais e romance gay

O Ano de 2020 tem sido difícil para a indústria cinematográfica devido à pandemia, fechamento dos estúdios e estreias postergadas. Mesmo assim, a Netflix consegue entregar mais um blockbuster e podemos dizer que o romance gay é apenas um dos motivos pelo qual todos estamos obcecados por The Old Guard.

Estrelando Charlize Theron como Andy, liderando um grupo de mercenários imortais, The Old Guard nos apresenta anti heróis em dúvida de estarem fazendo do mundo um lugar melhor. A trama se intensifica quando suas habilidades de serem imortais é colocada em xeque, e complica ainda mais quando acolhem um nova integrante recém descoberta com os mesmos poderes. 

The Old Guard
Cena do filme The Old Guard – 2020

The Old Guard e sua trama

Andy é líder por ser a mais antiga de todos — existindo desde a antiguidade, quando era conhecida pelo nome de Andrômeda. Dentre os outros integrantes temos Booker (Matthias Schoenaerts), que se juntou ao grupo durante as guerras Napoleônicas, Joe (Marwan Kenzari) e Nicky (Luca Marinelli), namorados que se conheceram em lados opostos durante as Cruzadas (séculos XI-XIII), sendo o único par romântico presente no filme, além da mais recente recruta, a jovem Nile Freeman (KiKi Layne) que acaba descobrindo sua habilidade em um confronto no Afeganistão, enquanto soldado dos Estados Unidos. 

Cada personagem tem um rico background com diversas habilidades acumuladas, representando as diversas gerações vividas e conhecimento adquirido, como falar diversas línguas e proficiência em diversos tipos de combate. 

Gays, amantes e imortais

Um dos pontos altos do filme são os momentos de afetividade entre o casal Joe e Nicky, com cenas de carinho misturadas com humor e declarações que fazem a gente suspirar. Em determinado momento Joe é questionado: “Por acaso ele é seu namorado?”, e a resposta dele é uma das melhores declarações que ja vimos em um filme.

Joe e Nicky se beijam
Cena de declaração foi extraída fielmente dos quadrinhos. (Old Guard – 2020)

Sua fala foi uma das poucas coisas extraídas literalmente como está escrito nos quadrinhos no qual o filme foi baseado, escrito por Greg Rucka e ilustrado por Leandro Fernandez. O longa conta com diversos outros momentos entre o casal (que não vou citar por ser spoiler), mas já estamos querendo mais. Em entrevista o ator Marwan Kenzari falou um pouco sobre a dinâmica deles no filme: 

“Foi importante o fato de que eles se amam hoje – são almas gêmeas, simbioticamente juntos para sempre. É uma forte mensagem: aqueles que antes estavam em lados opostos se tornam do mesmo lado onde bate o coração.”

Marwan Kenzari em entrevista ao portal Vulture em Julho de 2020

Segundo Marwan, trazendo a história para o presente, Luca e ele focaram em qual seria a posição desses personagens no grupo. Eles tem essa paixão, que falta em Andy e Booker e isso cria um equilíbrio entre o time. O espectador consegue imaginar o que aconteceria caso Joe perdesse o Nicky. Seria desastroso na vida de todos.

Com certeza foi essa paixão que levou milhares de pessoas a se apaixonarem pelo casal compartilhando diversos tweets. 

Algumas curiosidades

O filme é cheio de ação com incríveis coreografias de luta, romance, drama, conta também com um vilão interpretado pelo ator Harry Melling, o mesmo que deu vida ao Dudley nos filmes do Harry Potter.

Harry Melling de volta em A Velha Guarda
O primo do Harry tá diferente

Destaque para a diretora Gina Prince-Bythewood que conduz o filme de forma dinâmica, evitando uso pesado de efeitos digitais e dublês. Com muita ação e ao mesmo tempo dando devido destaques ao desenvolvimento das tramas e enfoque emotivos, muito provavelmente pelo seu histórico em dramas como o mais conhecido A vida secreta das abelhas (2008), além de outros gêneros como Jogo Limpo (2000) e Nos bastidores da fama (2014). 

Em recente entrevista, quando questionada sobre dirigir um filme sendo mulher e negra em Hollywood Gina disse: “As pessoas não supõem que podemos fazer, até que provamos o contrário. Quando somos cogitadas para o cargo, você honestamente tem que ser 10 vezes melhor que qualquer outra pessoa que veio antes de você”.

Bastidores de A Velha Guarda
Foto dos bastidores. Cena do avião foi a primeira a ser gravada.
(da esquerda para a direita: KiKi Layne, Gina Prince-Bythewood e Charlize Theron)

O filme também conta com a introdução de uma mulher negra heroína. Quando questionada como se sentia sobre isso, Gina disse: “Infelizmente você pode contar o número de heroínas negras com os dedos, sendo que a maioria delas pertence ao filme do Pantera Negra. É tão necessário poder olhar para a tela e ver nós mesmos refletidos de uma forma que nos inspire. É sobre isso que estamos lutando a tanto tempo, que o mundo seja capaz de ver nossa humanidade.”

Não podemos deixar de falar da incrível presença da Charlize no filme, atuação e coreografias de luta incríveis, sem apelar para dublês ou ângulos super fechados.

Charlize atuando
Charlize Theron em Atômica (2017) e The Old Guard (2020)

Sua atuação no filme Atômica fez com que ela se destaque cada vez mais em cenas de ação. Charlize promete e entrega tudo que se propõe a fazer, fazendo valer todo o esforço e meses de treinamento.

Durante a preparação e filmagem a diretora fez com que Charlize carregasse consigo sua arma principal 24 horas por meses, para que ela pudesse se conectar com o personagem. 

“Para mulheres, um soco é capaz de determinar se você é atlética ou não. Se você consegue socar, o público vai acreditar que você é uma lutadora”

Diretora Gina Prince-Bythewood ao discutir as coreografias das cenas de luta

Abaixo um vídeo publicado pela Netflix mostrando a preparação e treinamento dos atores para o filme:

Já esperamos uma sequência

A Velha Guarda terminou com a certeza de uma sequência, infelizmente os planos de filmagens precisaram ser adiados devido à pandemia, mas é apenas uma questão de tempo até vermos mais de Andy, Joe, Nicky e o resto do time. 

The following two tabs change content below.
Designer, gaymer, escorpiano, viciado em café e jogos de luta e aventura. Brasileiro atualmente residindo nos EUA. Entre meus jogos favoritos estão: Bayonetta, Tomb Raider, Tekken, Zelda e The Last of Us.
Post Anterior
Próximo Post
Posts Relacionados