Gayme Over

post-header

Todos os elementos de um jogo são importantes, como gráficos, jogabilidade e história. Porém, há um tipo de arte que emociona pessoas desde antes dos videogames existirem: a música.

Assim como no cinema, a trilha sonora de um game consegue tocar o jogador de diversas formas. Seja alertando sobre um perigo iminente, ou até mesmo embalando o final de uma jornada épica que durou horas.

Do início ao fim, as trilhas sonoras acabam se tornando parte fundamental de um bom jogo e não deixam nada a desejar se comparado com músicas de outras mídias. Abaixo você confere títulos que valem a pena tanto por seu gameplay quanto por suas músicas épicas.

Shadow of the Colossus

Um jovem chamado Wander deve viajar até a Terra Proibida e matar dezesseis colossos para salvar a vida de uma garota chamada Mono. Por mais que o enredo pareça ter uma premissa simples e batida, Shadow of the Colossus se destacou muito por conta das grandiosas lutas contra os colossos.

A trilha sonora do jogo foi um elemento chave aproveitado pelos desenvolvedores, tornando a obra memorável para os jogadores. As músicas presentes nas lutas tornam a experiência épica e inesquecível.

Shadow of the Colossus atingiu seu status também por conta de sua música, pois até quando ela não aparece é um ponto positivo. Isso porque sua ausência causa uma sensação de solidão imensa ao explorar o universo, tornando a aventura ainda mais complexa. E quando encontramos o colosso, é difícil não sentir a grandiosidade da batalha através da trilha única de cada um deles.

final-fantasy-trilha-sonora

Franquia Final Fantasy

Final Fantasy é uma das maiores franquias de RPG do mundo! Revolucionou o mundo dos jogos por diversas gerações através de sua narrativa inovadora e trilha sonora. As músicas presentes na saga sempre foram um dos pontos altos da série, fazendo até com que diversos títulos recebessem álbuns comerciais.

O grande responsável por essas músicas foi Nobuo Uematsu, compositor de nove jogos da franquia principal de Final Fantasy. Ele foi o motivo pelo qual as canções ficaram tão conhecidas, uma vez que sempre conseguiu unir bem as orquestras com temáticas medievais ou futuristas do game. As trilhas épicas e inovadoras se mantêm durante toda a série, sendo sempre um ponto alto observado pela crítica e deixando os jogadores empolgados durante as cenas de batalhas épicas.

Bloodborne

Produzido pela From Software, Bloodborne é considerado por muitos o melhor título dentro do gênero soulslike. Esse game aposta em uma temática mais gótica, com alguns elementos de terror dentro de um universo único.

Como grande característica da desenvolvedora, Bloodborne é conhecido principalmente pela sua dificuldade, mas o que torna a experiência única são os “bosses”. Dentro do jogo, quando uma batalha contra chefes se inicia, é impossível não notar a trilha sonora, fundamental para tornar a experiência ainda mais rica.

Quando estamos enfrentando o chefe e a música vai se tornando mais épica a cada segundo, é difícil não acelerar o coração e ficar ansioso conforme o tempo vai passando. Além disso, pelo fato de cada “boss” ter sua própria trilha, quando ficamos presos em algum deles por muito tempo e finalmente conseguimos derrotá-lo, é bem possível que você passe a lembrar de cada momento da luta ao ouvir a música novamente. Quem já jogou e não tem calafrios ao ouvir a música tema da Lady Maria?

Red Dead Redemption 2

Não é mistério para ninguém que a Rockstar fez um excelente trabalho com a trilha sonora de Red Dead Redemption. Logo, era esperado que a desenvolvedora conseguisse manter o padrão de qualidade com a sequência do famoso jogo de velho-oeste.

Eles não só conseguiram repetir o feito, mas se superaram. As músicas se tornam imprescindíveis durante a dramática narrativa da obra e conseguem dar o tom necessário para cada momento do game. Além disso, Red Dead Redemption 2 conta com diversas trilhas emblemáticas de seu antecessor, porém de uma forma adaptada.

As composições do jogo são tão marcantes que conseguem surgir até nos momentos de mundo aberto, aparecendo de forma sutil para aumentar ainda mais a imersão do jogador.

God of War (2018)

A saga God of War sempre foi conhecida por suas trilhas épicas em todo momento. Nos primeiros jogos era comum vermos sempre uma orquestra mais ativa e sempre nos fazendo querer batalhar mais e mais, principalmente contra os Deuses da mitologia grega.

Entretanto, no último jogo da franquia, God of War (2018), não foi apenas a mitologia e o estilo (de hack and slash para RPG) que mudaram. Mesmo que a trilha ainda aproveitasse o tom frenético de seus antecessores em diversos momentos, foram adicionadas diversas composições com tons dramáticos na obra. Por conta desse jogo ter uma história mais densa e elaborada, é possível encontrar melodias calmas que acrescentam muito ao tom mais sério que o título passa.

Com a mudança no tom da narrativa da franquia, as composições se adaptaram bem e continuam sendo um dos aspectos mais memoráveis desse jogo incrível.

The Last of Us Part I

Um dos jogos com amis prêmios de trilha sonora não poderia ficar de fora dessa lista. A saga de Ellie e Joel em um mundo pós-apocalíptico é embalada pelas músicas do compositor argentino e ganhador do Oscar Gustavo Santaolalla. O músico conquistou duas vezes a estatueta, em 2005 e 2006, pelos filmes Babel e O Segredo de Brokeback Mountain.

Em The Last of Us, o talento de Gustavo se destaca mais uma vez, pois ele consegue canalizar toda a carga dramática da história com suas músicas. A trilha sonora do jogo também foi nomeada a vários prêmios, como o BAFTA e o VGX 2013 – premiação que precedeu o The Game Awards que conhecemos hoje.

Marvel’s Spider-Man Miles Morales

O último jogo do Homem-Aranha estrelado pelo personagem inspirado no ex-presidente americano Barack Obama é outro título que merece destaque por suas músicas. No game, acompanhamos Miles aprendendo a ser super-herói basicamente sozinho, depois que Peter Parker precisa fazer uma viagem de trabalho por algumas semanas. As canções foram compostas por John Paesano, conhecido por sua obra no cinema em filmes como a trilogia Maze Runner.

Com o protagonista apresentando um estilo urbano, Marvel’s Spider-Man Miles Morales conta com músicas que mantém o tom épico conhecido pelos fãs da saga, mas adicionando o hip-hop, estilo musical que floresceu nos anos 1970 entre a população negra americana. Essa combinação não poderia ter resultado melhor, além de apresentar a música tema I’m Ready, cantada por Jaden Smith, filho do ator Will Smith.

The following two tabs change content below.
Jornalista formada que é fã de cultura pop e tem gosto duvidoso para memes e jogos. Desde 1993 sendo trouxa e shippando quem não deve.

Ultimos posts por Ana Maria Fernandes (ver todos)

Post Anterior
Próximo Post
Posts Relacionados