Gayme Over

post-header
Artigos

Game com temática LGBTQIA+ concorre ao The Game Awards 2020

Representatividade ainda é um tema pouco explorado no The Game Awards, mesmo que parte das pessoas não intendam sua importância. Nos games o protagonismo da comunidade LGBTQIA+ vai se mostrando aos poucos, ganhando cada vez mais espaço nos enredos das grandes produtoras. Quando essa representação acontece de forma bem trabalhada e respeitosa, deve ser devidamente reconhecida.

Este ano o The Game Awards – considerado o Oscar dos games – inclui em seus indicados ótimos exemplos de jogos com representatividade. Provavelmente você deve ter pensado em The Last of Us Part II, mas não é essa obra incrível da Naughty Dog que irei destacar desta vez. Outro jogo que pode ter passado despercebido por parte dos jogadores, conquistou seu espaço na importante premiação e possui a temática LGBTQIA+ como parte central da trama: Tell Me Why.

Vai ter protagonista trans sim!

The Game Awards

Desenvolvido pela Dontnod Entertainment, que exibe em seu catálogo sucessos como Life Is Strange, Tell Me Why segue a mesma mecânica das narrativas interativas lançadas recentemente pela produtora. Para quem não conhece, neste tipo de jogo, acompanhamos os personagens mais pela história, deixando de lado uma jogabilidade mais complexa. Podemos até chamar esse gênero de “filmes interativos”, já que seu principal objetivo é andar e conversar com os outros NPCs.

A história de Tell Me Why acompanha os irmãos gêmeos Tyler e Alyson. Ambos possuem uma ligação muito forte, sendo capazes até de conversar entre eles usando apenas o poder da mente. Tyler é um menino transexual, que sempre teve o apoio de Alyson. Porém, o relacionamento difícil com a mãe, Mary-Ann, dificultava o entendimento de Tyler quanto a sua identidade de gênero.

Após a trágica morte da mãe, os gêmeos são separados. Enquanto Tyler cresce em um colégio interno, Alyson é adotada por um policial amigo da família. Eles se reencontram apenas 10 anos depois, para venderem a antiga casa onde moravam. Entretanto, os mistérios envolta da morte de Mary-Ann ainda intrigam os irmãos que decidem ir em busca da verdade.

O jogo possui uma bela ambientação, com uma cativante história sobre preconceito e aceitação. Os produtores afirmam que toda a trama foi escrita com a consultoria de especialistas, para reproduzir de maneira fiel a identidade de gênero trans. O título foi lançado em formato de episódios, possuindo três no total, sendo que todos já estão disponíveis com exclusividade para Xbox One e PC. O jogo também está disponível para os assinantes do Xbox Game Pass.

No The Game Awards Tell Me Why concorre na categoria Games for Impact, que abrange os jogos com causas e mensagens sociais importantes. Junto com ele concorrem Spiritfarer, If Found, Kentucky Route Zero: Tv Edition e Through the Darkest Hour. Será que vai ter jogo LGBTQIA+ ganhando uma das maiores premiações do ano? Para descobrir só assistindo o The Game Awards 2020, que acontece em 10 de dezembro.

The following two tabs change content below.

Angelo Prata

Jornalista apaixonado pela arte do século XXI chamada de videogame. Tentando melhorar a internet um post de cada vez, este sagitariano que vos fala tem dificuldades em escolher um jogo favorito. As séries Super Mario, Resident Evil, Donkey Kong e Mass Effect estão no top da minha lista imaginária e sim, sou fã da Nintendo!
Post Anterior
Próximo Post
Posts Relacionados