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REVIEW: Harvestella é mais que um simples game de fazenda

Desenvolvido pela Live Wire (Ender Lilies) e publicado pela Square Enix, Harvestella pretende unir os fãs de Final Fantasy e jogos de simulação de fazenda em um único título, e já digo que é no mínimo encantador.

Quando paramos para pensar e olhar o histórico desses 2 tipos de jogos mencionados, parece que é algo novo e nunca pensado, mas para quem é fã de jogos de simulação de fazenda (vamos chamar assim) sabe que temos diversos títulos que entregam essa premissa. Só que em sua grande maioria tende a pender mais para um lado ou para o outro de forma notável.

É seguro dizer que com o sucesso estrondoso de Stardew Valley, há alguns anos os estúdios vêm apresentando diversos projetos de novos jogos com esses estilos. Isso fez com que eles encontrassem um lugar bem especial na indústria e acabaram também se mostrando, em grande maioria, um estilo com bom retorno financeiro.

História

Harvestella, assim como a maioria desses jogos, tem seu personagem principal sem passado aparente ou sem memória — o famoso Isekai para os fãs de anime. Que nada mais é que alguém de um outro mundo que é jogado em um novo universo, quase sempre sem a memória de seu universo de origem.

Nosso personagem já chega no “quietus”, aqui representada como a quinta estação do ano na qual, a partir dela, teremos que cuidar de nossa fazenda e ajudar a população desse lugar com um mistério que ronda o lugar, unindo fantasia e tecnologia.

Logo no início encontramos uma personagem de nome Aria, também desmemoriada após a queda de um Monolithe (uma espécie de meteoro) nos arredores de Lethe (uma das cidades do jogo). É com a premissa ajudá-la e resolver os mistérios do local que o jogo começa. Quer dizer, isso se decidirmos focar diretamente na parte de RPG do jogo.

Diversos personagens são apresentados, assim como a mitologia do lugar. Temos desde quests principais, onde ao final de cada uma delas temos o personagem em questão se juntando ao time para a exploração e batalhas, até as quests mais simples que farão com que ganhemos itens e dinheiro, que servem para investir em nossa fazendo e/ou upar nosso herói.

No mais é uma história muito clássica para os amantes do RPG, com desenvolvimento dos personagens principais bem realizados, dramas e algumas reviravoltas que, por mais premeditadas e previsíveis, aqui são feitas de forma convincente. Alguns personagens ouso dizer que possuem histórias tão emocionantes quanto de qualquer personagem de um dos títulos dos quais o jogo se inspira.

Jogabilidade

Logo no início vamos selecionar nosso personagem que pode ser customizável. Podemos escolher cabelo, cor de pele, etc, nada muito detalhado ou complexo, mas uma inclusão interessante aqui é que ele pode ser não binário, permitindo escolher inclusive o pronome a ser tratado (um ponto bem positivo).

Na parte da simulação teremos um terreno onde podemos plantar frutas, vegetais, árvores, cuidar de animais e pescar. Todas as ações são expandíveis conforme a evolução do jogo, incluindo também a construção de utensílios de processamento e etc, como todo bom jogo desse gênero.

Obviamente que temos algumas limitações, tanto por parte de escopo do jogo que não é um AAA, como também de orçamento. Ainda assim, após o 3° ou 4° dia de gameplay que passamos se torna incrivelmente delicioso de se jogar, de acompanhar as histórias dos moradores e de sair explorando as cidades.

Já na parte da ação, temos os clássicos JOBs, que nada mais são do que as classes em que nosso personagem vai se comportar no campo de batalha. Os grandes clássicos estão aqui como mago, lancer, gunner, entre outros. Cada Job é vinculado a um personagem especifico que, quando adicionado ao time, pode ser usar em nossa party de até 3 personagens, enquanto o protagonista passa a poder usar as habilidades deles também.

Vale lembrar que nosso protagonista pode equipar 3 jobs ao mesmo tempo e pode fazer a troca deles a qualquer momento da batalha. A movimentação é de um RPG de ação bem convenciona, onde nossos ataques consomem pontos de movimento (MP). A movimentação no campo de batalha é livre e o jogador pode utilizar uma esquiva e até 3 habilidades especiais que consomem nosso MP. Para recuperar pontos de MP devemos nos alimentar do que plantamos em nossa fazenda ou com comidas que cozinhamos, com as receitas que vamos ganhar ou comprar nos mercados de cada cidade.

Em Resumo temos duas jogabilidades bem implementadas aqui, mas com ressalvas bem notáveis devido ao orçamento do estúdio que, apesar de ter sido baixo, foi completamente compensado por seu cuidado na direção de arte e desig. Se você já jogou Bravely Default vai notar diversas inspirações e isso acontece porque boa parte dos produtores do game estão neste jogo.

Gráficos

Aqui fica evidente que o estúdio teve um orçamento reduzido, já que não temos voz nos diálogos e as cutscenes são bem raras e quase estáticas. Como mencionei anteriormente a direção de arte aqui brilha porque  os personagens são bem feitos, as cidades também. As dungeons são repetitivas, mas tem um cuidado em quase todas para não se tediosas e, no fim, é muito agradável aos olhos principalmente se você é fã de jogos com esse clima.

O intuito é que você fique horas apenas cuidando de sua plantação e animais e nesse quesito os desenvolvedores conseguiram. Passei várias horas com a histária completamente parada enquanto cuidava dos meus afazeres na fazenda, ou ficava ali apenas pescando.

Os personagens são apresentados com uma aparência bem semelhante aos da série Final Fantasy, por exemplo. Nos menus e nas conversas temos a versão 3D deles que convence, apesar da movimentação nos diálogos serem quase nulas e nos momentos de batalha podemos notar algumas limitações. Mesmo com esses problemas é seguro dizer que a conversão foi bem feita, comento isso pois temos exemplos bem discrepantes recentemente.

Resumo

Harvestella é um bom jogo de RPG de ação e também um bom simulador de fazenda para os amantes do gênero, mas tem suas limitaçõe. Caso você já esteja acostumado em jogos desse gênero, sabe que nenhum deles é um primor, então vale a pena testar. Seja apenas para apreciar a história ou para simular sua vida rural, é um jogo relaxante sem grandes frustrações que pode render boas horas de gameplay reconfortantes e divertidas.

Vale lembrar que o jogo rodou muito bem, sem problemas de delay de render ou outros bem costumeiros hoje em dia. Diferente de outros títulos do gênero, em Harvestella temos uma experiência muito mais equilibrada sem pender grosseiramente para nenhum dos dois estilos principais.

Harvestella já está disponível para Nintendo Switch e PC. Jogamos a versão de PC que foi cedida pela Square Enix Latam.

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Denistevens

Publicitario, DJ e Gaymer que ama até demais Final Fantasy e RPGs Psn - denistevens2 / denistevensps4
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